quarta-feira, 18 de julho de 2012
Profissões em alta no RN
Nos últimos anos o mercado mundial de trabalho tem passado por diversas mudanças. O resultado dessa evolução é o surgimento de novas profissões, carreiras e modalidades. Em meio à tamanha diversidade, a escolha para estudantes do ensino médio que prestarão vestibular este ano, nem sempre é tarefa fácil. A participação em eventos que demonstrem o funcionamento e aptidões exigidas a cada profissão pode ser uma alternativa, como a Primeira Feira das Profissões do RN, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Centro de Convenções. A feira reunirá empresas e profissionais em diferentes áreas de atuação educacional. "Além de apontar as tendências do mercado de trabalho, a ideia é evitar o excesso de profissionais em determinada área e a falta em outras", explica o advogado e administrador Otomar Lopes. O evento terá acesso gratuito e é voltado para alunos de escolas de ensino fundamental e médio, de cursos de graduação, de especializações (pós-graduação), de idiomas e demais de cursos profissionalizantes. Confira agora algumas dicas na hora de escolher a profissão.
Bate-papo
Otomar Lopes, advogado, administrador e professor universitário
"No mercado atual, quem vê primeiro, sai na frente"
A época de preparação para o vestibular é um período de muita tensão para jovens, que se deparam na escolha de uma carreira. O que os alunos devem considerar na hora de escolher uma profissão?
Vontade e pensar no futuro. Vontade é aquela animação, a paixão em escolher aquela profissão que o jovem estudante se identifica, em que ele de admira quando vê um profissional daquela área alcançando o sucesso, desejando também o mesmo. Pensar no futuro, pois a escolha universitária é o caminho inicial para uma profissão promissora e uma carreira de sucesso.
Quais os riscos em se escolher uma carreira somente pelo fator financeiro?
O maior deles é de insatisfação, de uma sensação de que "está no lugar errado" ou "fazendo o que não gosta". O mundo de hoje tem muitas oportunidades de empregos e carreiras profissionais, não dá para pensar que o fator financeiro compensará essa insatisfação por muito tempo. O arrependimento, quando vem nessa hora, traz outra consequência ruim: "quanto tempo eu perdi!"
Quais profissões são consideradas as mais promissoras atualmente?
Aquelas em que a tecnologia e a inovação estão presentes. Não significa que são somente as carreiras "tecnológicas", mas aquelas em que a novidade, o novo, farão com que os profissionais do futuro estejam sempre sendo criativos e se aperfeiçoando. Algumas profissões hoje têm mais destaque, nas áreas de engenharia, meio ambiente, urbanismo, petróleo & gás etc.
O que fazer para aproveitar estas oportunidades que surgem no mercado?
Estar atualizado! Hoje a informação está em todos os lugares e a internet e as redes sociais ampliaram e facilitaram o acesso. Mas, é preciso transformar a informação em conhecimento: muitas novas profissões e oportunidades de mercado aparecem "primeiro" para quem está atualizado. E quem vê primeiro, sai na frente!
Como redirecionar uma carreira acadêmica ou profissional?
Primeiro pensar a real necessidade desse redirecionamento: é apenas problema de adequação (ambiente de trabalho ruim, falta de motivação pessoal) ou, realmente, "não é aquilo que eu queria?". Em seguida, pensar bem em qual seria a motivação numa nova escolha. Não vale, nessa hora, apenas comparar com a opção atual, mas pensar - com paixão - no novo futuro. E se dedicar mais ainda à nova escolha.
Como feiras e eventos podem ajudar na escolha?
É a informação disponível de forma direta e objetiva. É lá que estão os profissionais de mercado e da área acadêmica prontos para responder àquelas perguntas que não estão na internet. É lá que a gente pode sentir a verdadeira emoção da escolha da melhor profissão do nosso futuro. O contato, a conversa pessoal etc acontecem ali, no espaço de uma feira ou de um evento. Não dá para perder essa oportunidade.
Fonte: Tribuna do Norte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário