terça-feira, 7 de maio de 2013

Impostos pagos desde o início do ano já somam R$ 600 bilhões



Impostômetro da ACSP alcançou a marca nesta segunda-feira (6). Valor foi atingido com 16 dias de antecipação em relação ao ano passado.
O valor pago pelos brasileiros em 2013 em impostos federais, estaduais e municipais desde o primeiro dia do ano superou nesta segunda-feira (6), por volta das 6h, os R$ 600 bilhões, segundo o "Impostômetro" da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A marca foi atingida com 16 dias de antecipação em relação ao ano passado. Segundo a associação, em 2012, esse valor só foi alcançado no dia 22 de maio.
O placar eletrônico conhecido como Impostômetro fica na Rua Boa Vista, no centro de São Paulo, e foi inaugurado em abril de 2005 pela ACSP, em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internetna página do Impostômetro . Na ferramenta é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.
Estudo divulgado em abril pelo IBPT mostra que entre os 30 países de maior carga tributária do mundo, Brasil é o que oferece o menor retorno em serviços públicos de qualidade à população. Esta foi a quarta vez seguida que o país aparece no último lugar no ranking que relaciona volume de impostos à qualidade de vida.
O Brasil permaneceu na 30ª posição do ranking porque terminou 2011 com carga tributária de 36,02% do PIB, e ocupa apenas a posição de número 85 no IDH.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário