terça-feira, 15 de outubro de 2013

Cultivo de hortas orgânicas no RN tem incentivo na Festa do Boi

Agroecologia (Foto: Klênyo Galvão/G1)Produção Agroecológica Intergrada está exposta na Festa do Boi até o dia 20 
Quatrocentas e cinquenta famílias de 22 municípios da região Agreste potiguar são beneficiadas pelo Programa de Produção Agroecológica Integrada (PAIS), desenvolvido pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater). O projeto está em exposição na Festa do Boi, maior exposição de animais e máquinas agrícolas do Rio Grande do Norte. O evento acontece até o próximo dia 20, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A entrada é gratuita das 6h às 13h. Após este horário, o ingresso custa R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Os valores são os mesmos para os finais de semana.
A Emater explica que cada unidade é composta por um modelo de horta circular, que contém um galinheiro no centro e pelo menos três canteiros circulares, onde se pode plantar hortaliças e demais vegetais consumidos no dia a dia. O excedente dessa produção é comercializado em feiras e mercados da região e em programas sociais, custeados pelo Governo Federal.
"Esse sistema produtivo incentiva o agricultor a usar o solo de forma sustentável e integrada. A escolha das culturas deve ser feita de acordo com a necessidade de alimentação, a demanda local e a adaptação ao clima e ao solo do lugar", contou Klediógenes Nóbrega, técnico agrícola do Emater. “Cerca de 70% dos produtos que chegam à nossa mesa vêm do agricultor familiar. Por isso é tão importante que eles tenham a consciência da importância de projetos como este”, acrescentou.
O técnico destacou ainda que o custo para manutenção é mínimo, já que os excedentes da plantação – aquela parte que não ficou com um visual ideal para ser vendido – podem ser usados para alimentar as aves. E, por outro lado, as aves, no centro da plantação, produzem adubos naturais para manter o solo ideal para o plantio, que pode ser de coentro, cebolinha, alface, rúcula e até mesmo de beterraba, jerimum e batata.
Além de ceder gratuitamente um kit com bomba, caixa d'água, encanação, mangueiras de gotejamento para irrigação e equipamentos de manuseio, o instituto envia mensalmente uma equipe de técnicos que analisam o bom funcionamento do projeto no local. Para as mulheres, são oferecidos cursos de gastronomia baseados nos alimentos produzidos na própria horta, como lasanha de berinjela ou pastel de jerimum.
Agroecologia (Foto: Klênyo Galvão/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário