De cada 10 consumidores inadimplentes, quatro estão com as contas
atrasadas no cartão de crédito, conforme estudo encomendado pelo SPC
Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela Confederação Nacional dos
Dirigentes Lojistas (CNDL). Pior: dos que estão pendurados no cartão,
82% afirmam que estão inadimplentes há mais de 90 dias, arcando com
juros que chegam a 600% ao ano.
Na avaliação de Ana Paula Bastos,
economista do SPC Brasil, os cartões são um bom instrumento de compra,
desde que as faturas sejam pagas integralmente na data de vencimento. Ou
seja, para usufruir das vantagens de um cartão de crédito, antes de
qualquer coisa, o consumidor precisa ter a clareza de que não pode
gastar mais do que efetivamente tem. “O cartão de crédito trouxe
conveniência e segurança, porque viabiliza o poder imediato de compra,
mesmo que o consumidor não disponha de dinheiro no momento do uso, mas é
necessário aprender a usá-lo corretamente para evitar contratempos”,
pondera.
Segundo a economista, compreender minimamente os
mecanismos de funcionamento no sistema de cobrança do cartão de crédito
torna mais fácil utilizá-lo de maneira comedida, evitando sustos no
recebimento da fatura ou inclusão do nome em bancos de dados de proteção
ao crédito. Uma das maiores armadilhas para o consumidor desavisado é a
compra parcelada, pois, o acúmulo de prestações acaba elevando a fatura
além da conta.
O desconhecimento do cartão é grande, de acordo
com o SPC Brasil: 24% dos consumidores inadimplentes optam pelo chamado
“crédito rotativo”, no qual pagam apenas o valor mínimo da fatura (em
média, 20% do valor integral), e 85% admitem não ter conhecimento sobre a
taxa de juros cobrada por esse tipo de financiamento. “É um caminho
complicado de sair. Antes de optar por uma forma de pagamento, é
recomendável avaliar as vantagens e desvantagens, calculando os juros do
período para o saldo devedor, uma vez que eles incidirão sobre o que
for financiado”, alerta Ana Paula.
Correio Braziliense
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