quarta-feira, 20 de março de 2013

Saiba como proceder no caso de cartão de crédito roubado ou perdido.


cartao-de-credito-perdido-ou-roubadoA perda ou o roubo da carteira, com dinheiro, cartões e documentos, é algo extremamente desagradável, mas não tão raro, principalmente quando se está em uma grande cidade. Seja perto de casa, na saída do trabalho ou numa viagem, saber o que fazer, diante de uma situação como essa, pode evitar que seu prejuízo seja muito maior.
É o caso do extravio, furto ou roubo do cartão de crédito. Como evitar que outra pessoa use o plástico em seu lugar, ultrapasse limites ou faça compras ilegais? De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), além de fazer um boletim de ocorrência, é preciso comunicar a central de atendimento do banco emissor do cartão o mais rápido possível e pedir o bloqueio do plástico.
Além de evitar o uso do seu cartão por terceiros, é possível verificar, com o banco emissor, a possibilidade de reposição emergencial do cartão ou reposição emergencial de dinheiro para o período em que estiver sem o plástico.
O telefone de contato pode ser encontrado no verso do cartão, na fatura e/ou no site da própria instituição financeira.
A Fundação Procon-SP também recomenda que o consumidor anote o número de protocolo, a data, o horário e o nome de quem fez o atendimento. Desta forma, caso seja necessário, poderá comprovar que efetuou o pedido.
Evite o uso indevido do cartão
Os cuidados e procedimentos já citados são importantes, pois protegem o consumidor em caso de uso indevido do cartão, após o seu roubo ou perda.
Quando o consumidor deixa de comunicar a central de atendimento, pode ser responsabilizado pelo uso indevido do cartão, tendo que arcar com as despesas.
Além disso, segundo a Abecs, a intervenção do consumidor nos casos de roubo é necessária, porque somente o titular pode cancelar o cartão e seus adicionais. No entanto, a associação ressalta que o banco emissor tem o poder de bloquear temporariamente o plástico em casos especiais, como a suspeita da utilização indevida e o descumprimento das obrigações legais e contratuais.
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Nunca empreste seu cartão a ninguém, nem permita que estranhos o examinem sob qualquer pretexto.
Não dê sorte ao azar
Ainda mais importante do que saber o que fazer em casos de perda ou roubo, é se prevenir. Seguem algumas dicas da Abecs de como evitar passar por situações como essa, ou pelo menos tentar…
  • 01. Nunca empreste seu cartão a ninguém, nem permita que estranhos o examinem sob qualquer pretexto. Pode haver troca do cartão, sem que você perceba;
  • 02. Tome especial cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levá-lo a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, comunique o fato imediatamente ao banco;
  • 03. Ao sair, leve cartões de forma segura, sem deixá-los à mostra. Assim, você evita riscos desnecessários;
  • 04. Em viagem, não deixe bolsa ou carteira em locais de trânsito de pessoas;
  • 05. Mantenha em local seguro e fora da vista de terceiros os dispositivos de segurança de seu banco, como cartões de senhas e tokens;
  • 06. Em caso de desconfiança, o usuário deve entrar em contato, imediatamente, com o banco.

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