quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Samu Natal para sexta-feira



A coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal (Samu Natal) enviou com comunicado à imprensa informando que, a partir da próxima sexta-feira, dia 14, o atendimento à população ficará comprometido. O problema ocorrerá devido à saída dos profissionais terceirizados ligados à Cooperativa Médica do RN (Coopmed) que afeta o setor de regulação médica do Samu.
Arquivo/TNSamu anunciou em comunicado à imprensa que o serviço ficará comprometido a partir dessa sexta-feiraSamu anunciou em comunicado à imprensa que o serviço ficará comprometido a partir dessa sexta-feira

De acordo com o calendário divulgado pelo Samu, até o fim deste mês, pelo menos cinco dias a população da capital potiguar não poderá contar com o serviço de atendimento médico de urgência. Amanhã, a coordenação do Samu Natal irá formalizar o acolhimento das chamadas ao 192 para o Samu Metropolitan.

Confira abaixo a íntegra do comunicado:

COMUNICADO A IMPRENSA

Em decorrência da saída dos profissionais terceirizados da COOPMED, a partir de hoje, 12 de setembro de 2012, até o fim deste mês, e, provavelmente, nos meses subsequentes, teremos a redução significativa no número de  médicos no exercícios de suas atividades junto ao SAMU Natal, o que comprometerá, sobremaneira, o atendimento a população.

A regulação médica, o ato mais difícil e importante, onde o profissional médico acolhe a informação, estabelece uma gravidade presumida, e precisa discernir dentre as ocorrências, qual tem prioridade e que recurso será enviado, necessita da presença continua de 02 médicos reguladores por turno. A UTI móvel só pode funcionar com equipe completa: médico, enfermeiro e socorrista. 

Em vista do exposto, teremos uma escala muito comprometida, onde nos turnos em que tivermos 02 médicos, apenas a regulação médica funcionará e em alguns turnos, conforme descrito abaixo não teremos atendimento no SAMU NATAL pelo 192.

TURNOS SEM MÉDICOS: Dias 14 (sexta) à tarde, 23 (domingo) todo o dia, 25 (terça) à noite, 28 (sexta) à tarde, 30 (domingo) à noite - Não teremos atendimento por falta de médicos na regulação médica.

TURNOS COM 02 MÉDICOS DE PLANTÃO: Dias 16 N; 17 M, T, N; 18 N; 21 T; 26 M e N; 27 M; 29 N; 30 D - teremos apenas 02 médicos, que terão como função o exercício da regulação médica, não teremos UTIs móveis.

TURNOS COM 03 MÉDICOS DE PLANTÃO: Dias 13 T; 14 N; 15 N; 16 D; 18 D, 19 M e N; 20 D; 21N; 22 N; 23 N; 24 D e N; 25 D; 26 T; 27 T -teremos o funcionamento da regulação médica e apenas 01 UTI móvel.

TURNOS COM 04 MÉDICOS DE PLANTÃO: Dias 13 M; 14 M; 15 D; 19 T; 21 M; 22 D; 27 N; 28 M; 29 D - teremos o funcionamento da regulação médica e 02 UTIs móveis.

A coordenação do Samu Natal enviou, na tarde de ontem, um comunicado à imprensa informando que o serviço prestado pelo órgão  está comprometido devido à saída dos profissionais terceirizados da Coopmed. A escala de médicos está comprometida e em alguns dias o serviço não será oferecido à população.

Segundo a nota, o problema irá se agravar a partir da tarde da próxima sexta-feira, dia 16, quando não haverá médicos de plantão. Neste dia, não haverá atendimento. O problema vai se repetir durante todo o domingo, dia 23, terça-feira, dia 25, à noite,  sexta-feira, dia 28, à tarde e domingo, dia 30, à noite. O atendimento será suspenso pela falta de médicos na regulação médica.

Além disso, o Samu divulgou calendário onde informa quais dias a UTI móvel não estará disponível: dias 16 (noite); 17 (todos os turnos); 18 (noite); 21 (tarde); 26 (manhã e noite); 27 (manhã); 29 (noite) e 30 (dia) apenas dois médicos estarão de plantão que terão como função o exercício da regulação médica. Já nos dias 13, 14, 15, 16, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, duas ambulâncias com UTI móvel estarão funcionando, porém, de acordo com o turno, o atendimento será feito com apenas um veículo.
Hoje, a coordenação do Samu Natal vai oficializar o pedido para que o Samu Metropolitano faça o acolhimento de todos os chamados ao 192. A TRIBUNA DO NORTE tentou falar com o coordenador do Samu Metropolitano, Luiz Roberto Fonseca, porém, o telefone só chamou.
Tribuna Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário